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Em 2025, a Associação Brasileira de Alfabetização celebrará, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, na capital paulista, o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização.

A temática que direciona a organização do VII CONBAlf centra-se nas interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula. Essa escolha deve-se ao fato de que essas três dimensões são estratégicas e fundamentais para se pensar avanços significativos no campo educacional, especialmente no contexto em que vivemos a implementação de novas políticas de leitura e de escrita por meio de ações do governo federal e dos governos estaduais e municipais com vistas a impulsionar a qualidade do ensino público.

Como demonstra o acúmulo de conhecimento na área e as pesquisas mais recentes desenvolvidas no Brasil e no exterior, a garantia da escolarização é decisiva para o acesso ao mundo da cultura letrada em uma sociedade grafocêntrica, no entanto, somente a conquista do grau de escolaridade não é garantia de um processo de apropriação da leitura e da escrita que permita a formação de sujeitos alfabetizados com autonomia e senso crítico. Faz-se fundamental investimentos em políticas públicas focadas na superação de desigualdades sociais e de acesso à leitura e a escrita, pautadas em pesquisas e conhecimento científico de relevância e efetivo impacto na realidade educacional de todo o país, que dialogue, subsidie e amplifique as potencialidades do fazer escolar cotidiano no que se refere às práticas de alfabetização.

Nesse sentido, o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização se propõe a congregar pesquisadores,  estudantes de pós-graduação e de graduação e professores e gestores da Educação Básica a discutir formas de articulação entre a produção de conhecimento científico em alfabetização, a elaboração, a execução e a avaliação de políticas públicas focadas na leitura e na escrita e os principais desafios, dificuldades, avanços e possibilidades da alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos provenientes das mais diversas realidades escolares do Brasil.  

 

Objetivos do VII CONBAlf

  • congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores e gestores da Educação Básica e representantes de associações, sindicatos e organizações não governamentais, que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização;

  • discutir os impactos das rupturas e retrocessos nas políticas públicas de alfabetização no Brasil;

  • fortalecer protagonismo às/aos alfabetizadores/as, trazendo-os para o cenário das discussões e debates sobre o campo das práticas de alfabetização, considerando em especial o momento histórico do ensino remoto e isolamento social;

  • propiciar a reunião e a discussão dos múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes atores envolvidos na alfabetização brasileira;

  • discutir os principais desafios, dificuldades e avanços pretendidos na produção acadêmico-científica, nas práticas educacionais e nas políticas públicas brasileiras, sua relação com os desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico e sua relação com a produção acadêmico-científica internacional;

  • discutir formas de articulação entre produção de conhecimento e demandas educacionais e políticas;

  • contribuir para avaliação das perspectivas teórico-conceituais e empíricas referentes às pesquisas, práticas educacionais e políticas públicas para a alfabetização no Brasil;

  • propor ações de articulação e colaboração sistemáticas, por meio da ABAlf, entre os diferentes segmentos envolvidos com alfabetização no Brasil;

  • promover intercâmbio com redes de alfabetização e associações nacionais ou internacionais;

  • propor temas específicos e problematizá-los para a organização do VII CONBAlf.fomentar temáticas para a pesquisa no campo da alfabetização e letramento, fortalecendo a pós-graduação no Brasil;

  • impulsionar ações de internacionalização por meio da presença de palestrantes estrangeiros.

 

Eixos temáticos do VII CONBAlf

  1. Alfabetização e políticas públicas;

  2. Alfabetização e história;

  3. Alfabetização, diversidades e inclusão;

  4. Alfabetização e infância;

  5. Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos;

  6. Alfabetização e culturas digitais, tecnologias e outras linguagens;

  7. Alfabetização e formação inicial e continuada de professores;

  8. Alfabetização e suas práticas;

  9. Alfabetização e literatura.

  10. Alfabetização, pesquisa autobiográfica e história de vida de professor

Realização: 
Apoio: 
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Local de realização:  

Universidade Federal de São Paulo

Campus São Paulo

Rua Pedro de Toledo, 697 - 2. andar

Vila Clementino - São Paulo - SP

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